Como prevenir a diabete?

A Diabetes é causada pela produção insuficiente, ou má absorção, de insulina, o hormônio responsável por regular a glicose no sangue, e garantir energia para o organismo.

A função da insulina é quebrar as moléculas de glicose (açúcar) e transformá-la em energia, para manutenção das células do nosso organismo.

A diabete, portanto, pode aumentar a glicemia que, em altas taxas, pode levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Inclusive, em casos mais graves, a diabete pode levar à morte.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente existem no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas convivendo com a doença, o que significa nada menos que 6,9% da população nacional.

Prevenir diabete ainda é o melhor remédio, e a melhor forma de fazer isso é procurando praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e evitar o consumo de tabaco, álcool e outras drogas.

Vale destacar que hábitos saudáveis não evitam apenas a diabete, mas uma série de  doenças crônicas, até mesmo, o câncer.

Mas se a sua glicose já tiver alterada, é melhor você fazer o uso de algum produto natural para que você possa controlar ela, e o biomass caps é um remédio natural que ajuda a controlar a glicose.

Tipos mais comuns de diabete

A diabete pode se apresentar de diversas formas, possuindo diversos tipos diferentes.

Diabete tipo 1

Geralmente, a diabete tipo 1 é uma doença crônicahereditária e não transmissível, acometendo 5% à 10% do total de diabéticos no Brasil, sendo mais comum se manifestar na infância ou adolescência, embora possa ser diagnosticada em adultos também.

Pessoas com familiares que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente para acompanhar a glicose no sangue.

O tratamento da diabete tipo 1 é feito através do uso diário de insulina e/ou outros medicamentos, para controlar a glicose no sangue.

Ainda se desconhece a causa do diabetes tipo 1, por isso, a prevenção é o melhor remédio, podendo ser com hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada e a  prática de atividades físicas, além de evitar o uso de álcool, tabaco e outras drogas.

Diabete tipo 2

Já, a diabete tipo 2 surge quando o corpo não aproveita da forma correta a insulina produzida. Sua causa está diretamente relacionada à obesidade, sedentarismo, hipertensão, triglicerídeos elevados, e maus hábitos alimentares.

Sendo assim, é preciso ter um acompanhamento médico para tratar a diabete, assim como suas causas.

Como prevenir

Sem dúvida, a melhor forma de prevenir a diabete, assim como qualquer outra doença, é apostando em uma vida mais saudável, apostando nas seguintes medidas:

  • Procurar praticar exercícios físicos regularmente;
  • Procurar colocar no cardápio diário, verduras, legumes e, ao menos, três porções de frutas;
  • Evitar, ou reduzir ao máximo, o consumo de sal, açúcar e gorduras;
  • Parar de fumar;
  • Manter o peso controlado.

Portanto, vale ressaltar que, independente do tipo de diabete, assim que surgir qualquer sintoma, é fundamental que o paciente procure o mais rápido possível uma avaliação médica para que, então, se identificada a presença de diabete, possa ser iniciado o tratamento adequado, evitando possíveis complicações.

Leave a Reply